Goji Berry Benefícios para Saúde

O fruto possui benefícios terapêuticos e nutricionais

A Goji Berry é rica em nutriente e além de possuir uma combinação balanceada de minerais que promovem um bom metabolismo de proteínas. Possui quantidades abundantes de betacaroteno, é riquíssima em Vitamina C, ferro, proteína, 18 tipos de aminoácidos, 21 minerais, ferro, cálcio, fósforo, selênio, zinco e cobre, vitamina B1, B6 e B2 e níveis altos de polissacarídeos que reduzem a dor muscular.

É Rica em Vitamina C

Que diminui a formação de radicais livres e melhora o equilíbrio da flora intestinal, melhora a imunidade, o humor, ajuda a emagrecer, diminui o estresse, evita o envelhecimento da pele, proporciona resistência aos ossos, previne e melhora gripes e resfriados, contribui para a absorção de ferro, previne derrames além da ação antioxidante.
O Zinco, Selênio e Vitaminas do complexo B que também estão presentes aumentam a imunidade e ajuda no equilíbrio hormonal.

Devido sua ação antioxidante e anti-inflamatória ela equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro.  Ela é também a maior fonte conhecida de carotenoides e por isso contribuir para evitar problemas de visão e pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas.

Os 18 tipos de aminoácidos presentes incluem os oito essenciais que o nosso organismo não consegue produzir e precisa adquirir por meio da alimentação. Os aminoácidos estimulam a secreção do hormônio do crescimento, promovem a saúde do fígado, fortificam os músculos, melhoram o humor e aumentam a imunidade.

Reduz níveis de fadiga muscular

A Goji Berry aumenta a resistência e ajuda o corpo a se exercitar mais ao reduzir os níveis de fadiga, aumenta a resistência, melhora o uso do oxigênio, aumenta a energia, melhora a saúde cardíaca e circulação. Os Polissacarídeos também estão presentes na Goji Berry e atuam diminuindo a glicose e o colesterol presente na corrente sanguínea; modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos. A Goji Berry ainda ajuda a diminuir as celulites e previne o diabetes e o câncer.

Previne Celulites

A Goji Berry é rica em beta-sisterol, esse nutriente tem ação anti-inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracteriza por uma inflamação. Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis de colesterol, que em excesso pode aumentar as celulites.

Potencializa nosso sistema Imunológico

A Goji Berry melhora o sistema imunológico pois é rica em vitamina C. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater micro organismos invasores. A vitamina C também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

Ela melhora a visão

A Goji Berry é a maior fonte conhecida de carotenoides. Nutriente responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão. Alguns estudos também apontam que a Goji Berry possui quantidades significativas de zeaxantinas que melhoram a função da retina.

A Goji protege a pele

Os carotenoides presentes na Goji Berry também irão proporcionar benefícios para a pele. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o Goji Berry pode oferecer fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

Possui Ação anticancerígena

Segundo uma pesquisa realizada em 2012 e publicada no Journal of the American College of Agriculture sugere que os polissacarídeos presentes na Goji Berry podem inibir a proliferação de células HeLa, tipo de células cancerígenas, por indução de morte celular. Os resultados mostraram que a Goji Berry pode agir principalmente no câncer de cólon e de colo de útero.

Suco de Goji Berry (Foto: Divulgação)

Também previne doenças cardiovasculares

Estudos publicados na Nutrition Research em 2009 indicam que o aumento do consumo de Goji Berry, por conter vitaminas C, E e Vitamina A faz com que a ação antioxidante aumente e a oxidação do colesterol ruim, LDL, diminua. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui.

Protege nosso cérebro

A Goji Berry conta com ácidos graxos essenciais que são necessários para a síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Além disso, as vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante também contribuem para evitar problemas neurológicos. A vitamina B6 presente no alimento tem como principal função a produção de alguns neurotransmissores, entre eles a serotonina, que proporciona bem-estar.

Comente (será moderado)